Dia Mundial da Filosofia

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Planos de aula e outros recursos para assinalar o dia mundial da filosofia.

Dia Mundial da Filosofia 2023

A Associação de Professores de Filosofia assinala o Dia Mundial da Filosofia em 2023 disponibilizando um plano de sequência de atividades com o título “Inteligência Artificial, Ética e Pensamento Crítico”. O presente recurso assume-se como um contributo para tornar a aula de Filosofia «o lugar do exercício da Cidadania, da Autonomia Intelectual e defesa dos valores e princípios da Democracia», mediante o desenvolvimento das capacidades de leitura crítica da realidade e reflexão sobre os problemas da sua contemporaneidade pelos alunos.

Dia Mundial da Filosofia 2022

A Associação de Professores de Filosofia assinala o Dia Mundial da Filosofia em 2022 disponibilizando um plano de sequência de atividades destinado ao 1.º e 2.º ciclos, intitulado "Refugiados". Dado o contexto mundial vigente, pretende-se que os alunos dos dois primeiros ciclos de ensino compreendam a noção e a condição de refugiado e a necessidade de dar resposta a este problema, comprometendo-se com valores e atitudes de natureza humanitária e democrática desde o começo da sua educação formal.

Dia Mundial da Filosofia 2022

A Associação de Professores de Filosofia assinala o Dia Mundial da Filosofia em 2022 disponibilizando um plano de sequência de atividades destinado ao 3.º ciclo e ao Secundário, intitulado "Refugiados". Dado o contexto mundial vigente, pretende-se que os alunos do ciclo final do Ensino Básico e do nível secundário de educação aperfeiçoem a compreensão da noção e da condição de refugiado e a necessidade de continuar a dar resposta a este problema mobilizando valores e atitudes de natureza humanitária e democrática.

Dia Mundial da Filosofia 2021

A Associação de Professores de Filosofia assinala o Dia Mundial da Filosofia em 2021 disponibilizando um novo plano de sequência de atividades intitulado "Liberdade de expressão e redes sociais". Partindo-se do princípio de responsabilidade epistémica de W. C. Cliford, pretende-se que os alunos reflitam sobre o impacto do conhecimento nas ações.

Dia Mundial da Filosofia 2020

A Associação de Professores de Filosofia, para assinalar o Dia Mundial da Filosofia de 2020, disponibiliza um plano de sequência de aulas. Partindo da epistemologia de Descartes, e com possível integração curricular com Cidadania e Desenvolvimento, pretende-se que os alunos reflitam sobre o valor ético da verdade epistémica.

Dia Mundial da Filosofia 2019

Uma história das relações entre feminismo e filosofia daria conta, certamente, de muitas questões prementes para a filosofia contemporânea: quem pode ter liberdade de expressão? Os governos podem censurar alguns tipos de discurso público? Homens e mulheres são ou devem ser igualmente livres? A igualdade de género é um bem moral e político? Existem implicações legais, políticas ou sociais daquilo que se entende por masculino e feminino? As noções convencionais de género serão uma forma de opressão? A desobediência civil é justificável?

A Filosofia no coração da UNESCO

Subordinado a um mote que é definido anualmente pela UNESCO, este dia traduz o reconhecimento da importância da Filosofia, e do seu ensino, para o desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e os indivíduos em todo o mundo.

Dia Mundial da Filosofia 2018

Destacamos a importância da Filosofia para o desenvolvimento de um pensamento crítico, nomeadamente a capacidade de refletir sobre a informação que nos chega através dos media. Promovendo a integração curricular, e tendo como ponto de partida o "Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória", faz-se, num plano de aula, uma articulação entre a Filosofia do 10.º e 11.º anos e os referenciais “Aprender com a Biblioteca Escolar” e "Educação para os media".

Dia Mundial da Filosofia

Em Portugal, assim como em outras partes do mundo, tem-se dado particular relevo à inserção do pensamento filosófico no ensino de crianças e jovens antes de chegarem ao Ensino Secundário. O objetivo é o de levar os jovens a desenvolver um pensamento crítico, reflexivo e autónomo, transferível para todas as disciplinas.No presente ano, disponibilizam-se três planos de aula, para crianças e jovens dos 5 aos 15 anos de idade.

Refletir sobre o “ser autónomo”

O “Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória” estabelece que um aluno, no final de 12 anos de escolaridade, esteja “munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia” e que seja “livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia”. Nas diferentes áreas de competências, preconiza-se que o alunos aprenda a “colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente”.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS