31.º Encontro de Filosofia

OS DESAFIOS DA EUROPA

4 de Março de 2017

Auditório do Museu Monográfico de Conímbriga

Inscrições

Utilize o formulário abaixo:

Os campos com * são obrigatórios


NIB 0035 0255 0020 9085 73087


Autorizo a Associação de Professores de Filosofia a utilizar os meus dados pessoais para o envio de informações ligadas à Apf

Pagamento com paypal

 Para efetuar o pagamento com paypal deve clicar no botão paypal abaixo.

Deve ainda colocar o valor da inscrição no formulário do paypal e clicar em atualizar antes de terminar o pagamento.

Especialistas:

alexandre-sa

Alexandre Franco de Sá

Nasceu em 1972 em Lisboa. Professor Auxiliar do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil. Doutor em Filosofia, especialidade Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade de Coimbra. Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica. Presidente da Direção da Apf de 2006 a 2016.

 

alexandre-quintanilha

Alexandre Quintanilha

Nasceu em 1945 em Moçambique. Doutoramento em Física do Estado Sólido na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Professor associado da faculdade de Berkeley, Universidade da Califórnia (UC). Lançou o Grupo de Graduação em Ciência Aplicada da UC e o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), do qual é Diretor. Em Portugal é presidente do conselho científico do Pavilhão do Conhecimento (centro interativo de ciência e tecnologia em Lisboa) e conduziu numerosos comités de avaliação que concederam bolsas de investigação nas áreas de Biologia, Biotecnologia e Ciências Ambientais. Na Comissão Europeia dirigiu o Ethical, Legal and Social Aspects of Technology (ELSA) e participou no Bureau of of the European Science and Technology Assembly (ESTA). Deputado na Assembleia da República.

 

alexandra-aragao

Alexandra Aragão

Nasceu na Guarda, em 15 de Abril de 1967. Doutorou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Ciências Jurídico Políticas, na área de Direito do Ambiente, onde é professora auxiliar. As suas áreas de interesse situam-se na governança europeia, no direiro europeu, no direito ambiental, no desenvolvimento sustentável e na conservação da natureza. Membro do Grupo de Trabalho da QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, onde elaborou o relatório «Argumentos jurídicos a favor da classificação do sistema terrestre como património mundial natural».

 

antonio-moreira-teixeira

António Moreira Teixeira

António Moreira Teixeira é Professor da Universidade Aberta desde 1991 e investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do qual é Vice-presidente. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Artes da Universidade de Lisboa, obteve o grau de Mestre em Filosofia e Cultura na mesma instituição, possuindo igualmente um doutoramento em Filosofia. Atualmente é Presidente da EDEN – European Distance and Elearning Network; Diretor e Secretário da IBSTI; Pró-Reitor para a Inovação e Ensino a Distância da Universidade Aberta; membro do Conselho Administrativo e Académico da Universidade Aberta Internacional da Ásia (UAIA); membro do conselho Consultivo Internacional de Educação a Distância e da Learning Futures Alliance da Massey University – DELFA (New Zealand); membro do Expert’s Board of the Horizon Report for Iberoamerica, membro da e-ASEM network (Asia-Europe Meeting) e Professor Visitante da Universidade Aberta Nacional da Coreia – Coreia do Sul.

 

helena-freitas

Helena Freitas

Doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra em 1993 e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, em 1994/95. É atualmente Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, cujo Conselho Científico integra, e Diretora do Jardim Botânico. Foi membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Foi Presidente da Liga para a Protecção da Natureza entre 1999 e 2002 e primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra (2002-2005). É atualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia e Vice-Presidente da Federação Europeia de Ecologia. É Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, uma unidade de investigação interdisciplinar no âmbito das Ciências Biológicas, centrando as suas áreas de interesse no estudo do funcionamento dos ecossistemas mediterrânicos, biodiversidade, interações bióticas, ambiente e conservação da natureza. Possui a cátedra da UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável.

 

adelino-maltez

José Adelino Maltez

Fez a sua licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra em 1974. É doutorado em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, pela Universidade Técnica de Lisboa (1990). É membro fundador da primeira direção da Associação Portuguesa de Ciência Política, professor na Universidade de Estrasburgo, Brasília e Timor Lorosae. Conferencista e consultor na Universidade Agostinho Neto de Luanda, na Universidade da Beira Interior e na Universidade dos Açores. Foi auditor de defesa nacional (1985-1986) foi diretor do Centro de Estudos do Pensamento Político do ISCSP. Atualmente é professor catedrático do departamento de ciências jurídico-políticas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Vitor Bento

Vítor Bento é Professor Convidado da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Economista, é também mestre em Filosofia. É membro do Conselho de Estado. É, entre outros,  autor do livro “Economia, moral e política”. Tem desempenhado funções em vários cargos de gestão e administração. Foi presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), entre Maio de 2006 e Abril de 2008.