Na génese deste ensaio filosófico está o problema ”Deve a obra de arte conter uma dimensão ético-política que imponha limites à liberdade de expressão do artista?”, cujo conteúdo abarca diversas disciplinas da Filosofia, como a Estética (mais especificamente a Filosofia da Arte), a Ética e ainda a Filosofia Política. Nos últimos tempos, vários são os acontecimentos que nos têm feito questionar acerca dos limites da liberdade de expressão do artista ou sobre o caráter ético que a Arte deve assumir, pelo que o problema apresentado revela ainda mais importância perante a conjuntura atual e torna urgente uma reflexão filosófica.

Para ler todo o texto faça download do pdf.

Antes de chegar ao cerne do problema levantado, importa clarificar o conceito essencial que estará na base de todo o ensaio, o de obra de arte. Muitos são os filósofos no domínio da Estética que se têm dedicado a esta questão, não se tendo, contudo, ainda obtido uma definição unânime de obra de arte (e de Arte, no geral). Pessoalmente, não encontro melhor forma de definir obra de arte do que sendo um objeto ou evento, com valor estético e artístico, criado por um ser humano como forma de expressar a sua própria apreensão do mundo, podendo transfigurar esta realidade de modo a transmitir ao espetador determinadas emoções e sentimentos que o próprio artista já experienciou anteriormente.

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

A Associação de Professores de Filosofia (Apf) é uma associação de professores ligados ao ensino da Filosofia, que se dedica a divulgação e promoção de temas relacionados com a filosofia.

CONHEÇA AS VANTAGENS DOS SÓCIOS APF

Porque a Filosofia interessa a um número cada vez mais alargado de pessoas, podem ser sócios da Apf todos os que se interessarem pela reflexão filosófica e pelo ensino da Filosofia.

PUBLICAÇÕES APF

Constituídas essencialmente pelas comunicações apresentadas em eventos científicos, as publicações da Apf congregam aspetos relevantes do pensamento filosófico português.

RECURSOS FILOSÓFICOS

Aqui poderá encontrar recursos de apoio a reflexão filosófica e ao ensino da Filosofia (Páginas Institucionais e Pessoais; Livros e Artigos; Revistas; Dicionários; e Conceitos Filosóficos).