Apesar da história centenária da banda desenhada, o programa de filosofia nunca a refere, de forma explícita, como recurso didáctico.  São feitas referências a spots publicitários, excertos de intervenções políticas, fragmentos fílmicos (p.18), mas nada de BD. Deixa todavia uma porta aberta do tamanho de um etc. na 3ª parte, Desenvolvimento do Programa (p. 26 – ss.), quando apresenta, por várias vezes, como sugestão metodológica, «a pesquisa documental, por parte dos alunos e alunas, em fontes diversificadas de informação textual e icónica (obras de referência impressas, enciclopédias impressas ou electrónicas, sítios na internet, filmes ou documentários, etc.).»

Para ler todo o texto faça download do pdf.

Racionalidade Argumentativa e Filosofia, no seu ponto 1, Argumentação e Lógica Formal, mas tem um âmbito transversal ao programa, visando a aquisição e o desenvolvimento, por parte dos alunos e das alunas, de competências argumentativas.

Antes da realização dos exercícios que se seguem, pressupõe-se que os alunos tenham assimilado convenientemente a noção de proposição, conheçam as conectivas proposicionais, bem como algumas das regras de inferência válida (em particular, o modus ponens e o modus tollens) e consigam simbolizar em linguagem formal enunciados expressos em linguagem quotidiana. 

Os exercícios consistem basicamente na obtenção de proposições, a partir de pequenas histórias de BD, simbolizando-as em linguagem formal e ligando-as através de conectivos, de modo a exprimir, através de um argumento, um raciocínio formalmente válido e consonante com o fio condutor da própria história de BD analisada.

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

A Associação de Professores de Filosofia (Apf) é uma associação de professores ligados ao ensino da Filosofia, que se dedica a divulgação e promoção de temas relacionados com a filosofia.

CONHEÇA AS VANTAGENS DOS SÓCIOS APF

Porque a Filosofia interessa a um número cada vez mais alargado de pessoas, podem ser sócios da Apf todos os que se interessarem pela reflexão filosófica e pelo ensino da Filosofia.

PUBLICAÇÕES APF

Constituídas essencialmente pelas comunicações apresentadas em eventos científicos, as publicações da Apf congregam aspetos relevantes do pensamento filosófico português.

RECURSOS FILOSÓFICOS

Aqui poderá encontrar recursos de apoio a reflexão filosófica e ao ensino da Filosofia (Páginas Institucionais e Pessoais; Livros e Artigos; Revistas; Dicionários; e Conceitos Filosóficos).