Na terceira quinta-feira de cada mês de novembro, sob a égide da UNESCO, assinala-se o Dia Mundial da Filosofia. Colocando a Filosofia no centro do desenvolvimento do pensamento crítico, a UNESCO tem diligenciado no sentido de os governos de todo o mundo incluírem o pensamento filosófico nos planos de estudo do ensino obrigatório.

Para ler todo o texto faça download dos pdfs:

Em Portugal, assim como em outras partes do mundo, tem-se dado particular relevo à inserção do pensamento filosófico no ensino de crianças e jovens antes de chegarem ao Ensino Secundário.
A Apf, seguindo a tradição dos últimos anos, disponibiliza alguns materiais de apoio que podem servir de mote para, em aula, se assinalar o Dia Mundial da Filosofia.
No presente ano, disponibilizam-se três planos de aula, para crianças e jovens dos 5 aos 15 anos de idade.
Centrados na noção de Direitos Humanos, as atividades apresentadas permitem trabalhar com as crianças e os jovens as diferenças entre desejo, necessidade e direitos e dois dos referenciais internacionais dos direitos das crianças e dos direitos humanos.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS