Sócios Apf

Acesso gratuito às publicações da Apf;
Preços especiais nos eventos da Apf.

Concurso Ensaio Filosófico 2016/2017
3.ª Edição

Regulamento

1
1

TRABALHOS DE FORMANDOS

Trabalhos que abordam diversos temas, com o fim de promover o pensamento filosófico dos alunos.

A obra de arte e limites ético-políticos
por Ana Margarida Simões

Na génese deste ensaio filosófico está o problema ”Deve a obra de arte conter uma dimensão ético-política que imponha limites à liberdade de expressão do artista?”, cujo conteúdo abarca diversas disciplinas da Filosofia, como a Estética (mais especificamente a Filosofia da Arte), a Ética e ainda a Filosofia Política. Nos últimos tempos, vários são os acontecimentos que nos têm feito questionar acerca dos limites da liberdade de expressão.

Cidadania e Direitos Humanos
por Carlos João da Cunha Silva

Porém, ao empreender uma viagem ao seu âmago, prontamente emergem as primeiras fissuras. A começar pelos alicerces que sustentam o edifício dos direitos humanos, cuja matriz, como é sabido, é o pensamento liberal. Este estabelece como base para a definição de direitos humanos uma conceção individualista da pessoa humana e define uma limitação dos poderes do Estado. Portanto, os direitos do homem assentam…

A Igreja e Direitos Humanos
por Maria Manuela dos Santos Gonçalves de Miranda

Embora a doutrina dos Direitos Humanos (DH) tenha, de certa forma, a sua origem no Cristianismo, deve reconhecer-se que a Igreja Católica manteve perante a moderna formulação dos DH uma atitude de alguma relutância e até hostilidade. Poder-se-á perguntar o porquê dessa rejeição, por parte do Catolicismo, a uma ideia cristã. Parece algo pouco lógico e racional mas, sem dúvida, que isso se prende com o modo e…

O direito a uma identidade genética não manipulada
por Cátia Alexandra Lé Freitas

Atendendo aos inúmeros avanços tecnocientíficos, imensas possibilidades se abriram. Não obstante elas se apresentarem como extremamente positivas e possibilitadoras de uma melhoria nas condições de vida dos seres humanos, muitas questões de ordem ética e moral foram e continuarão a ser levantadas. O desenvolvimento das biotecnologias e das ciências da vida permitem novas formas de intervenção.

O fim da Politica: a tirania do presente
por Maria Manuel de Oliveira Fael Gonçalves de Matos

Acreditando na capacidade de cada homem poder agir em liberdade, mais, de cada homem ser em si próprio um novo começo apenas pelo facto de, através do nascimento, tomar parte num mundo que já existia antes dele e que vai continuar a existir depois dele, Arendt considera estar perante um autêntico “milagre”, no sentido de cada nascimento possibilitar o impossível, ou seja, de enquanto os homens puderem agir…

Cidadania e Direitos Humanos
por Helena Gonçalves Gonçalves

Uma vez que as teorias do contrato social inauguram a ideia de direito natural, e este pressupõe que os homens renunciaram aos seus direitos naturais de liberdade, em troca da estabilidade, segurança e preservação da sua vida e bens proporcionadas pela vida em sociedade, temos, deste modo, a ideia de contrato social como inauguradora de um conceito de universalidade humana, porque este acordo…

Porque urge parar e refletir
por Carla Mariana Pinto

Vegetariana convicta há muitos anos, acreditava que da obtenção de outros produtos de origem animal, desde que de origem biológica, não adviria qualquer sofrimento. Baseava-me, talvez, em relatos familiares de convivência com outros animais, de experiências pessoais… Realmente quando acompanhei na infância uma amiga a pastar um rebanho de cabras nada vi de mau…Elas estavam todo o dia na serra…

Por toda a humanidade
por João Carlos Matos Lopes

Se obedecermos à lógica discriminativa “amigo-inimigo”, o inimigo é, nas palavras de Schmitt, «existencialmente algo outro e estrangeiro» . Aqui chegados é difícil não encontrar neste critério do político uma espécie de aval para todo o tipo de barbárie: racismo, xenofobia, genocídio . É também uma porta aberta para todo o tipo de loucura: paranoia, teorias da conspiração. De um certo ponto de vista, a história parece dar razão…

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

A Associação de Professores de Filosofia (Apf) é uma associação de professores ligados ao ensino da Filosofia, que se dedica a divulgação e promoção de temas relacionados com o pensamento filosófico.

CONHEÇA AS VANTAGENS DOS SÓCIOS APF

Porque a Filosofia interessa a um número cada vez mais alargado de pessoas e dado que a reflexão filosófica aborda assuntos que nos tocam diariamente, podem ser sócios da Apf todos os que se interessarem pela reflexão filosófica e pelo ensino da Filosofia.

PUBLICAÇÕES APF

Constituídas essencialmente pelas comunicações apresentadas em eventos científicos, as publicações da Apf congregam aspetos relevantes do pensamento filosófico português.